
quinta-feira, 5 de maio de 2016
Trabalho Avaliativo de Reposição do 1º Bimestre
ESCOLA
ESTADUAL “DR. ESTEVÃO ALVES CORRÊA”
DISCIPLINA
DE QUÍMICA – PROFESSORA BRUNA PROLO
TURMA:_________EQUIPE:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AVALIAÇÃO DE QUÍMICA
(ETAPA
2)
PARTE A) [Trabalho
individual]
1) Cada aluno do
grupo terá que tirar uma foto (imprimir) e escrever uma redação
dissertativa-argumentativa, falando sobre a “Química no seu dia-a-dia” e
explicar, no mesmo texto, onde está a química na imagem registrada.
OBS:
Não será aceito imagens com nudez (pornográficas e/ou sensuais), incitação ao
crime e preconceituosas.
PARTE B) [Trabalho em grupo]
1) Será que precisa
ser assim? Quanto mais a sociedade cresce e se desenvolve mais a natureza
precisa ser explorada e os ambientes destruídos, ou existem outras
alternativas? A destruição do meio ambiente é um mal necessário para promover o
desenvolvimento das sociedades? Quais as possíveis implicações da destruição
dos ambientes para as sociedades a curto, médio e longo prazo? Será que os
avanços científicos e tecnológicos ajudam a resolver ou aumentam os problemas
ambientais?
1.a) Escreva uma
redação dissertativa-argumentativa respondendo às perguntas acima.
2) ATÉ QUANDO?
Apesar de o alumínio ser o metal mais
abundante na crosta terrestre ele é um recurso não renovável, lembra? Isso
significa que as jazidas de bauxita tendem a acabar à medida que são
exploradas. As implicações desse fato para as sociedades futuras podem ser
várias, sobretudo para os setores industrial e econômico. O que fazer?
Ø
Reciclar
– essa pode ser, mais uma vez, a alternativa mais importante para prevenir ou
minimizar esses possíveis problemas.
Ø
Outra
alternativa é o desenvolvimento e uso de novos materiais (renováveis ou não)
que possam substituir, com vantagens, o alumínio.
Ø
Uma
outra solução, também bastante simples, é diminuir o consumo, evitar
desperdícios, para diminuir a necessidade de extrair a bauxita.
Ø
Uma
quarta opção é o uso combinado dessas três ideias — a reciclagem, o
desenvolvimento de novos materiais e o consumo racional – sem desperdício.
2.a) Dê sua
opinião:
Pense em todos os recursos não renováveis que usamos, em especial os
combustíveis fósseis: o diesel, a gasolina, o carvão, o gás de cozinha (GLP),
bem como nos problemas que podem ocorrer, se eles acabarem ou ficarem muito
escassos. Baseando-se em seus conhecimentos e no texto do item “Até quando?”,
indique duas alternativas para minimizar e/ou evitar esses possíveis problemas.
Justifique suas escolhas. Importante: na hora de pensar nas alternativas para
minimizar os problemas que podem surgir com a escassez dos combustíveis, leve
em consideração o fato de os combustíveis fósseis não serem recicláveis. Pelo
menos, por enquanto, não existe tecnologia economicamente viável, capaz de
transformar em combustível, novamente, os gases e resíduos produzidos com a queima
dos combustíveis.
3) O que é Lixo?
3.a) Baseando-se no texto acima, você
concorda com o que está sendo afirmado pelo autor do quadrinho? Esclareça por
que, mesmo quando decomposto, esse lixo produzido não volta ao que já foi.
4) DE QUE É CONSTITUÍDO O LIXO?
Você
é capaz de citar alguns tipos diferentes de lixo existentes? Lembrou-se de
quantos? Há o domiciliar, o industrial, entulhos, os que vêm de hospitais e
serviços de saúde. Nos últimos anos tem crescido a preocupação com os lixos
tóxicos, como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e até pneus. Não podemos
esquecer o grande problema que é o lixo atômico, produzido pelas usinas
nucleares. A maior quantidade é representada pelo lixo domiciliar, quase 1 kg
por pessoa, por dia. Qual será a sua composição? Abaixo temos uma imagem
representando a composição média do lixo brasileiro, o grande aumento
desenfreado da produção desse lixo e as formas como esse lixo é descartado.
4.a) Que parte desse lixo pode ser
reciclada? E como?
4.b) Escrevam um redação
dissertativa-argumentativa expressando a sua opinião sobre as imagens acima.
4.c)
Construa uma História
em Quadrinho (HQ) sobre a preocupação com o lixo no brasil (a produção, o seu
destino, a coleta, reciclagem, redução e reutilização do lixo) e as ações
sustentáveis que podemos tomar para conscientizar a população para minimizar o
problema.
Abraços e Bons Estudos!
Assinar:
Postagens (Atom)



