quinta-feira, 5 de maio de 2016

Trabalho Avaliativo de Reposição do 1º Bimestre


ESCOLA ESTADUAL “DR. ESTEVÃO ALVES CORRÊA”
DISCIPLINA DE QUÍMICA – PROFESSORA BRUNA PROLO

TURMA:_________EQUIPE:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AVALIAÇÃO DE QUÍMICA (ETAPA 2)

PARTE A) [Trabalho individual]
1) Cada aluno do grupo terá que tirar uma foto (imprimir) e escrever uma redação dissertativa-argumentativa, falando sobre a “Química no seu dia-a-dia” e explicar, no mesmo texto, onde está a química na imagem registrada.
OBS: Não será aceito imagens com nudez (pornográficas e/ou sensuais), incitação ao crime e preconceituosas.

PARTE B) [Trabalho em grupo]
1) Será que precisa ser assim? Quanto mais a sociedade cresce e se desenvolve mais a natureza precisa ser explorada e os ambientes destruídos, ou existem outras alternativas? A destruição do meio ambiente é um mal necessário para promover o desenvolvimento das sociedades? Quais as possíveis implicações da destruição dos ambientes para as sociedades a curto, médio e longo prazo? Será que os avanços científicos e tecnológicos ajudam a resolver ou aumentam os problemas ambientais?
1.a) Escreva uma redação dissertativa-argumentativa respondendo às perguntas acima.

2) ATÉ QUANDO?
Apesar de o alumínio ser o metal mais abundante na crosta terrestre ele é um recurso não renovável, lembra? Isso significa que as jazidas de bauxita tendem a acabar à medida que são exploradas. As implicações desse fato para as sociedades futuras podem ser várias, sobretudo para os setores industrial e econômico. O que fazer?
Ø  Reciclar – essa pode ser, mais uma vez, a alternativa mais importante para prevenir ou minimizar esses possíveis problemas.
Ø  Outra alternativa é o desenvolvimento e uso de novos materiais (renováveis ou não) que possam substituir, com vantagens, o alumínio.
Ø  Uma outra solução, também bastante simples, é diminuir o consumo, evitar desperdícios, para diminuir a necessidade de extrair a bauxita.
Ø  Uma quarta opção é o uso combinado dessas três ideias — a reciclagem, o desenvolvimento de novos materiais e o consumo racional – sem desperdício.
2.a) Dê sua opinião: Pense em todos os recursos não renováveis que usamos, em especial os combustíveis fósseis: o diesel, a gasolina, o carvão, o gás de cozinha (GLP), bem como nos problemas que podem ocorrer, se eles acabarem ou ficarem muito escassos. Baseando-se em seus conhecimentos e no texto do item “Até quando?”, indique duas alternativas para minimizar e/ou evitar esses possíveis problemas. Justifique suas escolhas. Importante: na hora de pensar nas alternativas para minimizar os problemas que podem surgir com a escassez dos combustíveis, leve em consideração o fato de os combustíveis fósseis não serem recicláveis. Pelo menos, por enquanto, não existe tecnologia economicamente viável, capaz de transformar em combustível, novamente, os gases e resíduos produzidos com a queima dos combustíveis.

3) O que é Lixo?


3.a) Baseando-se no texto acima, você concorda com o que está sendo afirmado pelo autor do quadrinho? Esclareça por que, mesmo quando decomposto, esse lixo produzido não volta ao que já foi.

4) DE QUE É CONSTITUÍDO O LIXO?
Você é capaz de citar alguns tipos diferentes de lixo existentes? Lembrou-se de quantos? Há o domiciliar, o industrial, entulhos, os que vêm de hospitais e serviços de saúde. Nos últimos anos tem crescido a preocupação com os lixos tóxicos, como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e até pneus. Não podemos esquecer o grande problema que é o lixo atômico, produzido pelas usinas nucleares. A maior quantidade é representada pelo lixo domiciliar, quase 1 kg por pessoa, por dia. Qual será a sua composição? Abaixo temos uma imagem representando a composição média do lixo brasileiro, o grande aumento desenfreado da produção desse lixo e as formas como esse lixo é descartado.


4.a) Que parte desse lixo pode ser reciclada? E como?
4.b) Escrevam um redação dissertativa-argumentativa expressando a sua opinião sobre as imagens acima.
4.c) Construa uma História em Quadrinho (HQ) sobre a preocupação com o lixo no brasil (a produção, o seu destino, a coleta, reciclagem, redução e reutilização do lixo) e as ações sustentáveis que podemos tomar para conscientizar a população para minimizar o problema.


Abraços e Bons Estudos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário